Vai Começar a Peleja!

Insisti com o chefe para escrever algo sobre o futebol, que é um assunto que gosto e que tenho certo conhecimento. Calma! Não me apedrejem pois não ganho mais por isso! Além do mais, não sei se estarei definitivamente encarregado dessa área.Vamos começar a Filosofia pela História: Em mil, oitocentos e lá vai charrete um mano chamado Charles Miller (ou seria Charles Darwin? Hum…) trouxe uma bola e blá, blá, blá… Ih, para! Chega dessa lenga-lenga!

Nos meus quase 20 anos de futebol (apenas como espectador, infelizmente…) apesar de ter visto partidas memoráveis, gols inacreditáveis, times imbatíveis, jogadores fenomenais e campeonatos emocionantes, vi também a degradação do esporte: às vezes chato, repetitivo, arcaico. Todos as outras modalidades se reformulam e ganham regras que dão mais dinamismo e deixam os lances mais claros, tanto para quem assiste quanto para a arbitragem, que conduz com mais veemência e coerência. No futebol é bem diferente. A linha de arbitragem é muito ambígua: Há os árbitros que deixam o jogo correr e deixam passar lances violentos, perdendo o controle; Os outros (principalmente os brasileiros) são ultra rigorosos. Se tiverem dúvida apitam até o vento, e com isso fazem os jogos ficarem cansativos e enfadonhos. Quando um juiz apita pouco o jogo fica mais rápido e consequentemente mais emocionante; já quando apita “tudo” rapidamente há expulsões e a partida fica mais aberta.

E agora? Pesando prós e contras, qual é o melhor estilo de arbitragem? Acho que seria melhor um meio termo, mas como fazer isso? É quase impossível, pois é um esporte com muitas interpretações de um mesmo lance. Aliás interpretações não faltam, pois os jogadores mais parecem atores! Quando há qualquer encontrão eles se jogam e se contorcem de dor. Enquanto isso os companheiros correm aos berros pedindo cartão ao juiz. O jogador faltoso sempre levanta os braços dando uma de inocente.

Bolado

Essa doeu de verdade!

Desse futebol eu não gosto, e é nesse ponto que ele é chato e repetitivo. Muito truncado e com pouco espaço, com muito vigor físico e pouca técnica. E muita, muita catimba! E não admito jogadores profissionais, ou seja, ganham só pra fazer isso (tirando o Beckham e outros adeptos da calcinha que também são modelos, atrizes…) que não acertam passes curtos, finalizações, cobrança de lateral, domínio de bola, escanteios e faltas, e dão chutões e carrinhos aos montes. E os times? A maioria sem criatividade, que só sabe chegar até a linha de fundo e cruzar (quando acertam) para ver o que é que dá. E o que dizer dos agarrões na área nas bolas paradas? 99% dos juizes marcam falta de ataque ao invés do pênalti. Também não suporto: os lances nos quais o atacante afobado faz pressão no campo de ataque e acaba cometendo falta desnecessária; os gols que acontecem naquelas cobranças de falta que não são nem diretas ao gol nem cruzamentos, mas que quase sempre acabam entrando sem tocar em ninguém; os jogadores faltosos que jogam a bola longe ou ficam atrapalhando para não haver cobrança rápida; cobranças “ensaiadas” de falta que não dão em nada, ou de escanteio nas quais o jogador recebe a bola curta e imediatamente toca de volta para o cobrador, resultando em impedimento! Falando nele, que perfeito seria se a vida real fosse igual ao Winning Eleven e não houvesse nenhum erro na sua marcação! Esse com certeza é o lance mais polêmico e que causa mais ira, tristeza e até dor nos mais fanáticos torcedores. Mesmo sendo chato, concordo que ele seja necessário, senão o Romário teria feito 2 mil gols, não só por ele ser “banheira” mesmo, mas também por ele ser o mais competente artilheiro de pequena área que vi jogar. E o Túlio Maravilha então?! Ele é somente bom, mas é sortudo pra caramba! Mas gosto da sinceridade e arrogância dele, afinal ele quase sempre cumpre suas promessas.

Túlio Maravilha 900

Túlio: 900 gols nas costas. Rumo ao milésimo!

Falando em vovôs, a velha e antiquada FIFA vetou a colocação de radares nas traves junto com um chip nas bolas para identificarem com 100% de certeza quando houvesse um gol. Olha o que eles alegaram: “- Isso acabaria com a “magia” do futebol!”. Porra! Um time se mata pra colocar a bola pra dentro (sem trocadilhos de futebol, que são velhos e escrotos feito a FIFA) e aí vem um bandeirinha mal colocado, cego ou mal intencionado e não sinaliza o gol?! Revoltante! Essa é uma das mais importantes funções dele! Voltando aos impedimentos, tenho certeza que tem como ser criada uma forma eletrônica de serem detectados, talvez por chips nas chuteiras (semelhantes aos que já existem e informam quantos quilômetros os jogadores percorrem durante a partida) ou algo do tipo. Porém se isso for inventado a FIFA vai passar a tesoura feito o não muito saudoso Junior Baiano! Aí eu pergunto a vocês: – Há magia na roubalheira, na incompetência e na injustiça?

bola-murcha

Dona FIFA, que bola é essa que você joga?

Além da adição desses dois artifícios citados, sou a favor de duas mudanças nas regras: A diminuição do período de cada tempo, que passariam a ter cada um 30 minutos, junto com a paralisação do cronômetro com a bola parada (como no Futsal), pois é absurda a estatística geral de tempo de bola rolando, que não chega a 50 minutos dos 90 do relógio mais acréscimos!; A outra alteração seria a de número de jogadores: cada time teria dez homens em campo. Isso traria mais espaço, pois como disse anteriormente quando há uma ou mais expulsões o jogo fica mais aberto e o campo mais amplo. Mudanças ou acréscimos dificilmente acontecerão, mas não custa sonhar.

Aproveitem e enviem as mudanças que gostariam de ver no futebol. Isso será uma boa discussão!

Concluo no próximo.

Tchau!

Anúncios

Sobre Sebastian Saleh

Um cara desiludido por acontecerem e não acontecerem algumas coisas em sua vida. Às vezes sai algo relevante de sua mente!
Esse post foi publicado em Futebol e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Vai Começar a Peleja!

  1. Pingback: Vai Começar a Peleja! Definição « Juca's Blog

Sua Inquietação

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s